IMC
Digite o seu peso e a sua altura no formulário abaixo para calcular o seu IMC.
RESULTADOS LOTERIAS CAIXA
LOTOFÁCIL MEGA SENA QUINA DUPLA SENA
jovex

A Nutrição nas Fases de Vida da Mulher

SIGA @1NDICANET NO INSTAGRAM

Continuar lendo


Cada fase da vida tem suas características e suas particularidades. É na infância que se conhece os primeiros sabores, que se formão os hábitos alimentares que farão parte de nossa vida adulta e que farão toda diferença na nossa saúde!
Para se ter uma vida saudável depende da qualidade e da quantidade dos alimentos ingeridos, seja em que fase da vida for.


A Infância
0 a 2 Anos de Vida  

Recomenda-se o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de vida como prática eficaz de proteção à saúde da criança. Como forma complementar de alimentação, o aleitamento deve seguir até os 2 anos. Já nesse período, os hábitos alimentares estão em formação, sendo fundamentais ações que estimulem o consumo de alimentos variados, dos diferentes grupos. É comum observar falta de apetite nas crianças deste grupo, especialmente durante as refeições básicas (almoço e jantar), devido ao fácil acesso às guloseimas (balas, biscoitos, refrigerantes) e à alta incidência de infecções e verminoses.

A alimentação oferecida nos diferentes ambientes que a criança freqüenta – creches, escolas, locais de lazer – deve ser monitorada para que ela tenha acesso irrestrito a uma alimentação saudável. Também é importante evitar que a criança adquira hábitos alimentares que venham a se constituir em risco à saúde, como o consumo regular de alimentos com alta densidade energética (açúcares e gorduras).


Meninas em Idade Escolar (2 a 12 anos)

Este grupo é menos vulnerável do que o grupo dos bebês, pois as crianças já são capazes de escolher seus próprios alimentos (quando bem orientadas) e, normalmente, têm um apetite voraz. Por estarem em fase de crescimento, as exigências nutricionais das escolares são altas, com especial atenção às necessidades hídricas (de água), pois o corpo das crianças pode ficar desidratado rapidamente. A merenda escolar assume uma grande importância e deve ser constituída de alimentos saudáveis (frutas, pães integrais, leite, etc...). Como os hábitos alimentares ainda estão em formação, o consumo de alimentos industrializados (biscoitos, salgadinhos tipo chips, refrigerantes, etc...) deve ser desestimulado.


Adolescência

É uma fase de transição entre a infância e a fase adulta. Caracteriza-se por ser um período que se inicia entre os 9 a 16 anos e é responsável por grandes transformações no corpo das meninas. É nesta fase que a preocupação com a aparência, começa a aflorar, muitas vezes há o aparecimento da espinhas e cravos. È importante uma alimentação balanceada, rica em fibras que ajudam a normalizar o intestino e melhoram o aspecto da pele.




Dos 20 aos 30 Anos

Não existe perda de massa óssea, colágeno, e a mulher precisa apenas controlar o peso e as variações de humor devido muitas vezes aos problemas de TPM. Nessa fase é comum também a ocorrência de anemia. Além de uma alimentação saudável, indicamos o consumo de alimentos saudáveis como laticínios desnatados, carnes magras, cereais integrais, hortaliças e frutas, além de chás como os derivados da Camellia sinensis e hibiscus. Para prevenir ou controlar a anemia, a orientação é consumir alimentos ricos em ferro (carnes vermelhas, feijão, folhas verde escuras, beterraba) combinados com sucos ricos em vitamina C.

Síndrome Pré- Menstrual 

Também conhecida como TPM, atinge entre 70 a 80% das mulheres na fase reprodutiva. Alguns nutrientes se destacam no controle e prevenção dos sintomas comuns na TPM, como a cefaléia, constipação intestinal, câimbras, edemas, enjôos, irritabilidade e compulsão alimentar. Entre os principais nutrientes que atuam na prevenção são a vitamina B6 e a vitamina E e ácidos graxos.
- Vitamina B6: atua na regulação das oscilações de humor, irritabilidade, edema , fadiga e compulsão por doces, ela é encontrada nos cereais integrais e vísceras.
- Vitamina E e ácidos graxos: atuam no controle da produção de prostaglandinas, reduzindo a cefaléia, as cólicas e a mastalgia (dor nas mamas). São encontrados em oleaginosas, na linhaça, e em óleos vegetais.


Gestação
É um período de grandes alterações físicas, que ocorrem rapidamente e alteram o metabolismo da mulher, aumentando suas necessidades nutricionais. Uma nutrição adequada nessa fase é determinante para a saúde da mãe e do feto, como o ganho de peso ideal para ambos, diminuição dos sintomas de enjôos controle da pressão arterial e da glicemia, constipação intestinal, comuns nas gestantes e ainda na prevenção de determinadas anomalias no bebê
As recomendações nutricionais devem considerar as necessidades específicas da mulher nesta fase e são fundamentais para o pleno desenvolvimento intra-uterino da criança, evitando o ganho de peso insuficiente e, conseqüentemente, o baixo peso ao nascer, partos prematuros e riscos no momento do parto. Previnem também risco de sobrepeso (associado à pressão alta e eclâmpsia), bem como o diabetes gestacional e a anemia. As queixas comuns (como náuseas, vômitos, azia etc...) devem ser objeto de aconselhamento e a orientação nutricional é um instrumento-chave em todas essas situações. Durante a lactação (período de amamentação), as necessidades nutricionais também merecem especial atenção, pois a nutriz (mulher que amamenta) precisa de mais energia, proteínas, vitaminas e minerais para manter sua saúde e produzir leite com qualidade e em quantidade suficiente para o bebê.


Lactante

A fase de lactação caracteriza-se como o momento de maior demanda energética de toda a vida da mulher, pois com o objetivo de produzir leite sem que ocorra a depleção das reservas fisiológicas da mãe. Também, estudos revelam que a alimentação da nutriz está diretamente relacionada as melhores características nutricionais do leite materno.


Dos 30 aos 40 Anos
Começa haver a diminuição de colágeno, uma das grandes preocupações das mulheres. A reposição pode ser feita com colágeno hidrolisado. Indica-se também o consumo de alimentos ricos em vitamina C para melhor produção dessa proteína, além de alimentos protéicos de origem animal, como as carnes vermelhas magras. Para ajudar no funcionamento do intestino, controle do colesterol e saciedade, uma ótima dica é consumir a farinha de linhaça dourada.

Dos 40 aos 50 Anos
 A perda de colágeno se acentua e, além disso, inicia-se o processo de redução da produção de estrogênio. O metabolismo torna-se mais lento e a chance da mulher adquirir mais peso é maior, principalmente na região da cintura-quadril. Ela passa a ter menos massa muscular. Nessa fase, além do colágeno hidrolisado e alimentos ricos em fibras e cálcio, sugere-se o consumo de alimentos derivados de soja, ricos em isoflavonas. Caso a mulher já apresente irregularidades menstruais e alguns sintomas indesejáveis, indica-se alimentos desenvolvidos com a finalidade de funcionarem como coadjuvantes do tratamento.

Climatério
Climatério: Compreende o período entre 40 a 65 anos, constituindo uma transição entre a fase reprodutiva e aquela em que a reprodução natural não é mais possível. A menopausa, que ocorre durante o climatério, propicia sintomas desconfortáveis e o aumenta da incidência de doenças como cardiovasculares (infarto e aterosclerose), dislipidemias (colesterol e triglicerídeos alterados), obesidade e osteoporose. A osteoporose é muito comum nesta fase, devido à perda da proteção do hormônio estrógeno que estimula a calcificação e conservação óssea.

Terceira Idade
As idosas costumam apresentar falta de apetite e baixo consumo de alimentos, o que pode ser corrigido com a oferta de alimentos com alta densidade energética (mais calóricos) e bem temperados. As dificuldades de mastigação, deglutição e digestão podem ser contornadas com a oferta de alimentos com a consistência modificada (mais macios – purês, suflês, pudins, sorvetes, etc...) em refeições pouco volumosas.
A boa alimentação durante todas as fases vida é determinante para a qualidade de vida que uma pessoa pode esperar gozar na velhice. Na nutrição da idosa, deve-se dispensar atenção às vulnerabilidades psicossociais que podem acentuar os problemas de acesso a uma alimentação saudável nesta fase – dificuldades para adquirir e preparar os alimentos, de socialização, de motivação para se alimentar e praticar atividades de lazer, etc... Podem surgir restrições de ordem médica, devidas à presença de doenças degenerativas (diabetes, hipertensão, insuficiência renal, cardiopatias, etc...), que precisam ser consideradas durante o planejamento alimentar.

Nós Mulheres somos sempre belas em toda e qualquer fase da vida basta que nos amemos muito, cuidando bem do nosso corpo fazendo exercícios físicos, nos  alimentando bem, tomando bastante água.

Elaborado por
Deane Franco - (Nutricionista CRN1 - 8053)

Veja Mais




DONATION BITCOINS. THANKS
1M3yWP5jGxD25aNV5fH1pDSd3TH4Y7WPoU