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No Brasil
O gênero do "one man show" que é semelhante, mas permite outras
abordagens (interpretação de personagens, músicas, cenas) foi
introduzido no Brasil por José Vasconcelos, na década de 60. Aproximando-se mais ainda do estilo americano, Chico Anysio e Jô Soares
mantiveram o gênero - principalmente em seus shows ao vivo, e
geralmente, na abertura de seus programas - se aproximando da comédia stand up como vemos hoje.
Há hoje vários comediantes exercendo o gênero no Brasil. Eles se
organizam em grupos ou apresentam trabalhos solo, viajando e
participando dos vários shows. Entre os principais estão Bruno Motta, Danilo Gentili, Diogo Portugal, Rafinha Bastos. Os pioneiros e primeiros grupos são o Comédia em Pé , Clube da Comédia Stand Up, Comédia Ao Vivo, ImproRiso e o 3Tosterona, sediado no Beverlly Hills, criado por Luiz França e Robson Nunes com diversas formações sempre revelando talentos.
Na televisão
No ano de 2008 a televisão brasileira começou a apostar no stand-up comedy. Entre os programas que apostaram no estilo como atração recorrente estão o Altas Horas, na Rede Globo, onde Serginho Groisman trouxe comediantes stand-up para fazer um trecho de seu material. Entre os que participaram mais de uma vez do quadro estão Bruno Motta, Fábio Porchat, Marcelo Mansfield, Cláudio Torres Gonzaga e Diogo Portugal. O programa de humor CQC, da Rede Bandeirantes, incorporou Rafinha Bastos, Danilo Gentili e Oscar Filho, os três comediantes stand up do Clube da Comédia. O Domingão do Faustão também abriu as portas para o gênero, no quadro Quem Chega Lá.
Na primeira edição, Léo Lins e Marcos Castro chegaram à fase final da
competição (na segunda edição ninguém se classificou). O Programa do Jô
iniciou em 2009 o já tradicional quadro Humor na Caneca, onde comediantes stand up encerram a atração, na semana de estréia, entre outros, estava Fábio Porchat.
História
Origem
O stand-up tem suas raízes em variadas tradições do entretenimento popular americano do final do século XIX, incluindo o vaudeville, (teatro de revista)
e monólogos humorísticos. A maioria dos comediantes era meramente vista
como contadores de piadas que esquentavam a plateia com um número de
abertura, ou mantinham o público entretido durante os intervalos. Os
pais da comédia stand-up eram os mestres de cerimônia, como eram chamados na época de ouro do rádio, Jack Benny, Fred Allen e Bob Hope, que vieram do vaudeville
e geralmente abriam seus programas com monólogos ou números cômicos.
Ser um comediante era considerado um degrau para uma carreira verdadeira
no show business.
Os "mestres de cerimônia" começaram a aparecer em clubes noturnos
apresentando grandes bandas e abrindo shows de outros artistas.
Os tópicos se caracterizavam por improvisações e discussões sobre
qualquer coisa, desde os últimos filmes até um aniversário esquecido.
Era comum que os programas de televisão de variedades se dividissem
entre esses monólogos de abertura, números musicais seguido de quadros e
esquetes. Os convidados eram variados e incluíam outros comediantes do
rádio da época, como George Burns e Grace Allen.
Com a fama e o sucesso desses humoristas, o público começa a frequentar
os clubes apenas pelas aberturas cômicas e logo os apresentadores se
tornam o próprio show.
O surgimento dos clubes
No final dos anos 50 e no decorrer da década de 60, stand-up
se tornou uma moda entre boêmios e intelectuais. Alguns clubes noturnos
eliminaram os números musicais e começaram a se chamar de "clubes de
comédia". Uma nova geração de comediantes começou a explorar tópicos
políticos, relações raciais e humor sexual. O ambiente, tido como culto e
evoluído, acabou permitindo a entrada de comediantes negros e mulheres.
Foram quando surgiram nomes como Woody Allen, Shelley Berman, Redd Foxx e Bill Cosby.
A stand-up comedy explodiu durante os anos 70, com muitos
artistas se tornando conhecidos nacionalmente. O estilo nascido nos
clubes noturnos alcança teatros e até grandes concertos em estádios
esportivos.
Projeção na TV e no cinema
Programas como Saturday Night Live e The Tonight Show lançaram carreiras de outras tantas estrelas de stand-up. Richard Pryor e George Carlin, seguindo o estilo de Lenny Bruce, se transformaram em ícones da contracultura. Steve Martin e Bill Cosby tiveram nível similar de sucessos com números mais suaves. Muitas estrelas do stand-up obtiveram grandes contratos com a televisão e também com estúdios de cinema, como Robin Williams, Eddie Murphy e Billy Crystal. Há uma nova explosão de locais para comédia, espaços para artistas locais e até para comediantes em turnê por várias cidades.
Nos anos 80 com o advento da HBO (que pode apresentar os comediantes sem censura) e outros canais a cabo como o Comedy Central contribuíram para o boom do stand-up comedy.
Ressurgimento
Por volta de 1990 a comédia stand-up
parece entrar em declínio. O mercado é inundado por comediantes
considerados medíocres, muitos trabalhando em função do conceito de que o
sucesso no stand-up pode abrir as portas para outras áreas como
musica, atuação em tv e filmes de cinema. Mas alguns humoristas
conseguem reerguer o gênero, trazendo seus temas particulares para
programas de TV de incrível sucesso popular e reconhecimento normalmente
inacessível em circuitos de clubes de comédia. Exemplos disto incluem Jerry Seinfeld, Ellen DeGeneres, Roseanne, Tim Allen, Chris Rock e Ray Romano.
Com o novo século, a comédia stand-up é oxigenada, graças ao
surgimento de novas mídias como a internet e canais de tv a cabo como o
Comedy Central. Por todo o mundo houve um interesse no stand-up comedy e fazendo com que ocorresse crescimento na cena cômica no Canadá. Inglaterra, Portugal, Irlanda e Países Baixos e agora no Brasil.
O surgimento no Brasil
A nova onda de comédia stand up começou no Brasil de forma discreta. Humoristas como Diogo Portugal e Bruno Motta já haviam participado com apresentações nesse gênero no Prêmio Multishow do Bom Humor Brasileiro
em 1996 e 1998, respectivamente – e curiosamente, eram os únicos a
utilizar o estilo num festival criado por Wilson Cunha com esse
objetivo. De volta à Curitiba, Diogo comanda noites de humor variadas
onde ele apresenta, entre outros, números de stand up – bem como Bruno,
que em Minas estreia seu solo "De Pé!" além de fazer shows com outros
humoristas. Paralelamente, Fernando Ceylão também exercitava o gênero no Rio de Janeiro, estreando diversos espetáculos solos.[2]
Os três se encontram no Risorama, criação de Diogo Portugal dentro do
Festival de Teatro de Curitiba desde 2003, apresentado por Nany People.
Em 2004 Bruno Motta apresenta um show com comédia stand up aos sábados em São Paulo, do qual também participa Marcela Leal.[3]
Na mesma época vários desses comediantes se reúnem através de uma
comunidade no Orkut criada por Henrique Pantarotto para conversar e
discutir o tema. É dali que Bruno, Marcela, Rafinha, Simone de Lucia,
Márcio Ribeiro e Adriano Assi se organizam para participações no show
Mondo Canne, de Marcelo Mansfield. Mansfield fazia uma abertura de humor físico e depois servia como apresentador da segunda parte, um show de comédia stand up.
Fernando Ceylão se juntaria aos redatores da Globo Cláudio Torres
Gonzaga e Fábio Porchat, além do ator Paulo Carvalho e Fernando Caruso
para criar o Clube de Comédia em Pé,
que estreia no Rio Design Leblon. Caruso, porém, não participa das
primeiras apresentações pois acontecem às terças-feiras, mesma data de
seu espetáculo Z.É. Zenas Emprovisadas. O Comédia em Pé é o primeiro grupo de stand up no Brasil[carece de fontes], sendo criado no Rio. Algumas semanas depois, em São Paulo, o grupo que se reunia pela internet em São Paulo lança o Clube da Comédia Stand Up, no bar Beverly Hills.
O Comédia em Pé
prossegue suas apresentações no Rio já com Fernando Caruso, mas sem
Fernando Ceylão, que passa a investir em sua carreira de autor e
diretor. Em São Paulo, o Clube da Comédia ganha o reforço de Diogo
Portugal, mas deixam o grupo Henrique Pantarotto e em seguida, Márcio
Ribeiro.
A entrevista de Diogo Portugal no Programa do Jô é definitiva para chamar a atenção para o gênero.[4] Ele menciona os diversos shows de que participa e atrai público e mídia para os bares em que se apresenta. No Rio, o Comédia em Pé passa a se apresentar em teatros, ficando em cartaz nos dois extremos da cidade simultaneamente. Em Belo Horizonte, Bruno Motta cria o ImproRiso,
que reúne comédia stand up, personagens e cenas – futuramente o projeto
migraria para São Paulo apenas com comediantes stand up. Em São Paulo,
Danilo Gentili, que acabara de entrar no Clube da Comedia, convida
Márcio Ribeiro e reúne jovens humoristas que frequentavam o Clube para
criar o Comédia Ao Vivo: Dani Calabresa (Daniella Giusti), Luiz França , Fábio Rabin.
A comédia standup em Curitiba
Em Curitiba, alavancadas por Diogo, surgem outras noites de humor
stand up como a quinta-feira no pub Aos Democratas estrelando Jefferson
Todor e Ismael Cristino e sábado no Curitiba Comedy Club com Lelo Mattos
e Emerson Ceará.